terça-feira, 16 de abril de 2013

Melhorando sua assertividade


Estou vivendo uma situação que está me incomodando muito.

Faço parte de um grupo de trabalho ao qual não tenho conseguido me dedicar, mas que no qual fui muito bem acolhida. Preciso deixar o grupo mas estou constrangida de conversar com os dois sócios e contar a eles minha decisão.

Comentando a situação com uma amiga, ela me perguntou: mas você não se dedicar e, inclusive, perder reuniões não é muito mais constrangedor do que falar com eles?

Certamente é! Mas, então, o que me impede? Tudo parece tão óbvio e fácil! Mas não tem sido.

Em parte, é a minha personalidade, não gosto de desapontar as pessoas (mas será que já não estão desapontados??), e em parte vivemos numa cultura em que as coisas devem ser lidas e entendidas nas "entre linhas". Sempre nos posicionamos com rodeios, cuidados e desculpas, é um excesso de cautela que acaba comprometendo nossa assertividade.

Ser assertivo não é ser grosseiro, ser assertivo é ser objetivo no posicionamento.

Para quem está passando por situação semelhante, fica o desafio: até o final da semana conseguir se posicionar frente a sua questão. Assertividade, como muitas outras competências, pode ser melhorada com a prática. Então, mãos a obra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário