quinta-feira, 12 de abril de 2012

Avalie suas Habilidades

O que o torna diferente dos demais?
Por Carole Martin, escritora colaboradora do Monster
Texto extraído do site: www.monster.com.br


Gina havia sido demitida recentemente depois de trabalhar como gerente de marketing de uma empresa de alta tecnologia por cinco anos. Ela estava distraída enquanto caminhava pelos corredores do supermercado. Pensava em maneiras de fazer marketing de si mesma para conseguir um novo emprego. Parou diante da seção de cereais, espantada com o número de marcas à sua disposição -- mais de 100 variedades.

Foi quando lhe ocorreu: deve ser assim para os gerentes responsáveis por contratações, que precisam examinar todos aqueles currículos recebidos em resposta a seus anúncios e ofertas de vagas. Como eles escolhem? O que eles procuram? Como alguém é selecionado? Como posso fazer meu produto se destacar?

A embalagem

A embalagem da caixa de cereais certamente é o começo. Cores atraentes e palavras descritivas -- baixo teor de gordura, energético, vitaminas adicionadas, tudo o que os consumidores procuram -- atraem a atenção. Mas o que os empregadores procuram? As palavras que você escolher serão cruciais. O uso de palavras que interessem às empresas atrairá sua atenção.

Os ingredientes

A lista de ingredientes -- as habilidades que você tem para oferecer -- também é importante. Gina estava impaciente para voltar para casa e anotar suas habilidades, bem como tudo o mais que a tornava única para o cargo. Ela tinha um novo ponto de vista para explorar.

Lembrou-se de ter lido em um livro que as habilidades podem ser agrupadas em três categorias:

  • Habilidades adquiridas anteriormente por meio da experiência e educação (habilidades baseadas no conhecimento).
  • Habilidades que você leva consigo para qualquer ocupação (habilidades transferíveis ou portáteis).
  • Características pessoais, aquilo que o torna quem você é.

A ferramenta de avaliação


Gina dividiu uma folha de papel em três colunas com os títulos "experiência", "habilidades portáteis" e "personalidade".

Na coluna "experiência", ela escreveu:

  • Conhecimentos de marketing
  • Habilidades de comunicação
  • Gestão de fornecedores
  • Relações com a imprensa e com o setor
  • Marketing em canais da Internet
  • Desenvolvimento de produtos
  • Habilidades no uso de computadores

Na coluna "habilidades portáteis", ela escreveu:

  • Foco no cliente
  • Comunicações
  • Habilidades de redação
  • Muito organizada
  • Boa em coordenação
  • Líder de equipe
  • Solução de problemas
  • Gestão de projetos
  • Excelente acompanhamento
  • Boa com orçamentos e números
  • Gestão do tempo

Na coluna "personalidade", ela escreveu:

  • Dotada de iniciativa própria
  • Independente
  • Amistosa
  • Organizada
  • Aprende rapidamente
  • Bom julgamento
  • Boa atitude
  • Criativa
  • Analítica
  • Flexível
  • Bom senso de humor
  • Direcionada para metas

Ao terminar, recostou-se na cadeira e releu a lista. Ficou surpresa com a facilidade com que havia conseguido montá-la. Com a divisão das habilidades, a tarefa ficou mais administrável. Tentar abordar tudo de uma só vez é como olhar para aquelas caixas de cereal.

Colocar as palavras no papel é uma das etapas mais difíceis da montagem da sua lista de "ingredientes". Esse é um bom exercício para qualquer pessoa que esteja começando a procurar emprego, ou mesmo como uma verificação ou balanço periódico. Agora Gina pode usar essa lista para montar seu currículo, redigir uma apresentação resumida ou preparar uma declaração pessoal. As habilidades serão a base da estratégia que ela usará para se promover. Ainda há algum trabalho a ser feito antes que ela possa colocar o produto no mercado, mas o início certamente foi proveitoso.

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