sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dicas para se recolocar

Recentemente, em uma palestra que dei, me perguntaram por que é tão difícil se recolocar nas empresas quando se está desempregado, mesmo contratando head hunters (caça-talentos). A pessoa dizia ter a sensação de que seu passe valia mais quando se estava empregada.

A verdade nua e crua, amigos? É isso mesmo! A sensação do nosso colega é legítima. Uma vez uma head hunter me falou que, de cada 4 candidatos que ela apresenta a seus clientes, apenas um pode estar desempregado. O argumento é que as pessoas desempregadas estão mais disponíveis e seria muito mais fácil acessá-las, então, para isso, não precisariam contratar um head hunter. Assim, os próprios hunters têm que limitar a apresentação de candidatos que estão no mercado, o que torna a vida do desempregado ainda mais difícil.

Por isso, avalie bem antes de investir nos hunters que cobram pelo serviço. Há muitos que não cobram, que são contratados da empresa, o que se torna mais interessante para os candidatos. E não aposte apenas nos hunters. Seguem outras sugestões:

- faça contatos, contatos e contatos. Acesse seus amigos e os amigos dos seus amigos.
- cadastre seu currículos em sites de consultorias de RH. E no site www.vagas.com.br O cadastro é gratuito.
- cuidado com serviços que cobram do candidato, avalie a idoneidade da organização. Há muita empresa séria, mas há empresas picaretas também.
E a mais importante de todas as dica:
- não desanime! Procure manter o seu nível de energia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário