segunda-feira, 14 de maio de 2012

Sentimentos esperados na vivência internacional


No meu último post evidenciei o lado positivo das oportunidades internacionais, mas acho importante mencionar que essa vivência nem sempre é fácil, mesmo tendo um lado tão legal. E falo do ponto de vista emocional.

Há uma série de sentimentos com os quais as pessoas podem se deparar e que, ao vivenciá-lo, podem gerar certa insegurança, apesar de serem perfeitamente normal e até mesmo esperados quando ocorrem mudanças significativas.

- SAUDADES: distância e ausência do cotidiano conhecido, as coisas continuam acontecendo sem a sua participação e você ainda não se sente pertencendo ao novo lugar.

- IMPACIÊNCIA: ansiedade por se adaptar rapidamente.

- TÉDIO: ausência de rotina e atividades estabelecidas.

- RAIVA: adaptação ao novo cotidiano.

- IRRITABILIDADE: humor instável. Pode estar curtindo a nova experiência e no momento seguinte não identificar o propósito de estar lá.

- FRUSTRAÇÃO: não domina o idioma, não conhece o lugar, se sente vulnerável. Uma tarefa que realizava em 10 minutos pode levar, por exemplo, 30.

- CHORO: manifestação do turbilhão de sentimentos.

- BAIXA AUTO-ESTIMA: não se sente capaz como antes.

Não significa que, se tiver uma vivência internacional, você irá sentir tudo isso, mas caso identifique algum desses sentimentos, lembre-se de que são comuns e esperados, principalmente nos 3 primeiros meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário