sexta-feira, 11 de maio de 2012

Experiência Internacional

Um assunto que tem despertado interesse das pessoas é a oportunidade internacional.

A grande maioria dos vestibulando não busca estudar lá fora, até porque envolve um custo bastante alto, mas observo estudantes universitários fazendo estágios, cursos de férias e intercâmbios no exterior. Crescem os olhos dos formandos programas de trainees em que é oferecida a possibilidade de morar, durante parte do programa, fora do país. Acho tais oportunidades extremamente válidas.

Conversei com alguns universitários que moraram na Austrália e nos Estados Unidados participando de intercâmibios remunerados, o que reduziu bastante o custo da viagem. Ou seja, nas férias eles aproveitaram para viajar, aprimorar o idioma, ter uma vivência intercultural e ainda ganhar um dinheirinho para se manter. Isso, mesmo ganhar para ter essa vivência. Pagaram a passagem e se candidataram a vagas como: manobrista, auxiliar de cozinha, babysitter (inclusive um rapaz trabalhou como babysitter), garçons, etc.

Vale embarcar com tudo já organizado pois gera maior segurança para o estudante, há instituições que intermediam esse intercâmbio.

De qualquer forma, é importante lembrar que, indo de forma organizada ou embarcando em uma aventura, há a necessidade de ter o visto em dia.

Não sei ao certo quem são as organizações responsáveis pelos programas, mas vale a pena uma boa pesquisa no Google para descobrir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário