quarta-feira, 9 de maio de 2012

Formatação de currículo

Recebi nas últimas semanas alguns e-mails pedindo dicas para formatação de currículo. E, de fato, esse é um ponto importante. O curriculo pode fazer com que o selecionador queira te conhecer ou desista de você.

Então, vou dedicar este post e o post de amanhã à formatação de CVs.

Vamos começar com algumas dicas!

- Não insira foto, a menos que seja exigência da vaga. Número de documentos como R.G. ou CPF não são necessários.

- Seja conciso, faça seu CV apenas em duas páginas. Procure não colocar informações que não sejam relevantes. Por exemplo, se você já está na universidade, não há a menor necessidade de citar onde cursou o ensimo médio. Outro exemplo, não se usa mais colocar hobbies em currículo e nem referências pessoais. Deixe essas informações para a entrevista.

- Nunca minta! Informações falsas podem gerar um constragimento desnecessário na entrevista. Se seu inglês é básico, ele é básico, não é intermediário tampouco avançado. Básico é básico e não há problema algum em colocar essa informação no CV.

- Não se perca em detalhes e cuidado com frases de efeito! Recebi um CV que tinha a seguinte frase, entre outras sem sentido: "combate inteligente contra concorrência de preço e prazo". Até hoje não tenho ideia do que ele quis dizer com isso. Soou como propaganda de inseticida, como se preço e prazo fossem pragas.

- Se a empresa não é conhecida, diga o rama de atuação e o tamanho da empresa.

- Não coloque características da personalidade como: líder, colaborativo, assertivo, organizado. Tenha certeza que isso será avaliado na entrevista. Prefira colocar resultado e atribuições.

- Ao enviar seu CV seja objetivo: Meu nome é tal e acredito que meu perfil esteja alinhado à posição x. Segue CV em anexo (ou abaixo, caso esteja no corpo do e-mail).

No próximo post trarei uma sugestão de formato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário